Instituto Pensar - Anvisa diz que fará análises mensais em testes encalhados de Covid-19

Anvisa diz que fará análises mensais em testes encalhados de Covid-19

por: Igor Tarcízio 


A decisão "leva em consideração a situação epidemiológica e a importância da testagem?, disse Cristiane Gomes, diretora da agência (Imagem: Reprodução)

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou mais 4 meses para o uso de cerca de 7 milhões de testes do tipo RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 que estavam armazenados pelo Ministério da Saúde. A Anvisa anunciou o aval para uso do teste durante uma audiência, nesta quarta (9), na Câmara dos Deputados. A decisão "leva em consideração a situação epidemiológica e a importância da testagem?, disse Cristiane Gomes, diretora da agência.

Leia também: Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra Covid-19 no Brasil

Os testes, que apresentavam datas de validade entre dezembro de 2020 e março de 2021, devem ser submetidos a uma análise mensal de qualidade que garanta eficácia e segurança do produto, que será distribuído para os estados que solicitarem. De acordo com informações do Ministério da Saúde, o total de testes realizados até agora no Brasil ? cerca de 6,6 milhões ?,é inferior ao número de testes com data de validade próxima.

O teste RT-PCR é considerado o diagnóstico mais preciso para detectar a Covid-19. Na rede particular de laboratórios, o exame chega a custar R$ 500.

Falta de critérios

Os testes RT-PCR (moleculares) para Covid-19 foram distribuídos pelo Ministério da Saúde aos estados sob critérios pouco objetivos. Conforme o Estadão mostrou no último dia 22, o Paraná foi o terceiro Estado que mais recebeu os produtos. A Bahia, mesmo com população superior e mais casos e mortes pela Covid-19, está em sexto lugar.

O Brasil ainda enviou 130 mil exames ao Paraguai e ao Peru, número quase igual ao entregue ao Amazonas, que viveu uma tragédia no início da pandemia. Outros oito estados receberam menos testes do ministério do que países vizinhos.

Com informações do Estadão



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: